Eu encontrei isso enquanto procurava por algo mais, no Google

Surpreendentemente, um tratamento eficaz para fobias de tempestade e ruído pode ser um hormônio de venda livre usado por humanos para prevenir a insônia. A melatonina, produzida pela glândula pineal, define o relógio interno do corpo em resposta à exposição à luz. O corpo cria melatonina apenas na escuridão total (a glândula pineal interrompe a produção quando qualquer parte do corpo, mesmo a parte de trás da perna, é exposta à luz).

Em humanos, a melatonina demonstrou acalmar os nervos, reduzir a ansiedade, aliviar transtornos do pânico, prevenir enxaquecas e facilitar o sono profundo. Nas aves e outros animais na natureza, os níveis de melatonina desencadeiam a reprodução na primavera, a migração no outono e a hibernação no inverno. Na verdade, a hibernação é o que trouxe a melatonina para cães com fobias de trovoada / ruído.

A melatonina tem ajudado alguns cães com fobia de ruído a deixarem de entrar em pânico apenas com um leve trovão ou outros ruídos altos como fogos de artifício e tiros (não se descobriu que seja eficaz em outras situações estressantes, apenas quando o ruído é um fator importante). Não é um sedativo. Seu cão vai ficar acordado e alerta. Em vez de ter muito medo durante uma tempestade, um cão pode simplesmente parar de ter medo.

Não é bem conhecido como funciona a melatonina, mas tem um efeito agudo sobre os neurotransmissores do sistema nervoso central, que são substâncias químicas que transmitem os impulsos nervosos. Parece que a melatonina aumenta a produção de serotonina e que é um importante inibidor da liberação de dopamina. A dopamina e a serotonina são os importantes neurotransmissores envolvidos no comportamento. Pode também ter algo a ver com os níveis de cortisol.

Você pode encontrar melatonina em lojas de alimentos saudáveis, farmácias e alguns supermercados. Ele vem em várias formas e uma ampla variedade de dosagens, portanto, certifique-se de examinar cuidadosamente os rótulos e selecionar um produto que contenha a dosagem adequada para cães. Certifique-se de que não contém outras ervas ou nutrientes. A dose habitual é de 3 mg para um cão que pesa mais de 30 quilos. Em alguns casos, cães muito grandes, pesando mais de 100 libras, precisavam de 6mg, mas isso é incomum. Para cães que pesam menos de 30 libras, dê 1,5 mg. Para um cão pequeno, reduza a dose ainda mais. Tenha em mente que 1.000 microgramas (mcg) é igual a 1 miligrama (mg), então uma pílula de 200mcg, que é uma forma de dosagem comum, contém apenas 1/15 da quantidade recomendada para um cão grande.

Sempre que uma tempestade é prevista, dê ao cão melatonina antes de sair para o dia. O suplemento permanece eficaz por várias horas. Caso contrário, dê-o sempre que o trovão parecer iminente. Se o cão ficar agitado, dê a melatonina imediatamente. Pode não ser tão eficaz em um cão que já é altamente agitado, no entanto, se o fizer, pode impedir que a situação se agrave. Os benefícios da melatonina podem ser cumulativos, com um benefício máximo ocorrendo no terceiro dia.

Existem cães que não devem tomar melatonina? Tem sido dito que você não deve dar melatonina aos seres humanos com distúrbios auto-imunes, então verifique com seu veterinário antes de dar ao seu cão. No entanto, foi administrado a cães com doença auto-imune, cães idosos com várias doenças, cães com problemas cardíacos e cães com outras doenças, sem quaisquer efeitos secundários graves. Então, novamente, você deve consultar seu veterinário antes de dar ao seu cão se ele tiver uma doença.

A segurança a longo prazo da suplementação de melatonina tem sido debatida por médicos e muitos especialistas em saúde holísticos alertam contra o uso ocasional e curto. No entanto, nenhum ensaio clínico foi realizado sobre suas ações em cães. Over-the-counter melatonin não é recomendado para crianças porque qualquer suplemento hormonal pode perturbar o desenvolvimento do sistema endócrino, por isso acredita-se que não deve ser dado aos filhotes pela mesma razão. Como sempre, consulte o seu veterinário.


Consultoria SEO para Psicólogos